Um Grupo de alunos do 9º e do 12º ano da Escola Secundária de Ponte de Sor participa pela primeira vez nesta que é a 4ª campanha a nível europeu. Trata-se de uma iniciativa europeia de ciência cidadã que visa reforçar a cooperação científica na Europa, promovendo o empenho científico de cidadãos.
Conhecer a distribuição e a abundância de resíduos plásticos em ecossistemas de água doce na Europa, é o mote para esta campanha. Plastic Pirates – Go Europe é uma iniciativa europeia da ciência cidadã, na qual turmas e grupos de jovens como nós recolhem amostras de plástico em rios e ribeiras e documentam os seus resultados. Os dados recolhidos são posteriormente analisados por cientistas. Desta forma nós, jovens cidadãos, prestaremos um importante contributo para a investigação sobre os estados dos rios e ribeiras na Europa e o nível de poluição por resíduos plásticos, bem como as suas possíveis origens. O projeto está dividido em 5 grupos diferentes: Resíduos nas margens dos rios; Variedade de resíduos nas margens dos rios; Resíduos Flutuantes; Equipa de repórteres e Microplásticos de maiores dimensões nas margens dos rios.
A participação destes alunos tem como objetivo procurar conhecer a distribuição e a abundância de resíduos plásticos em ecossistemas de água doce em Ponte de Sor.
Foram recolhidos cerca de 7 kg de resíduos, onde predominam os plásticos e os têxteis, existindo aproximadamente 0,9 resíduos por metro quadrado.