Um grupo de vinte alunos e três professores da Escola Secundária de Serpa visitou o Parlamento Europeu de Estrasburgo, no dia 15 de dezembro, no âmbito do prémio atribuído ao “Projeto Transfronteiriço, Celebrando a Democracia através do Teatro Escolar”.
A sessão no Parlamento começou com a apresentação da ordem de trabalhos, dedicada ao tema “Democracy in action: Get engaged!”. Segundo avança o Município, seguiu-se uma intervenção de Roberta Metsola, Presidente do Parlamento Europeu, e uma entrevista a Fabienne Keller “Quaestor”, na qual se abordou como chegar ao lugar de Eurodeputado ou a outros cargos do Parlamento Europeu, o papel da UE na resolução de conflitos, dentro e fora da EU, e como intervir na política sendo menor de idade.
Foi ainda realizada uma entrevista a Stefan Krauss, responsável pelos Direitos Humanos no Parlamento Europeu, na qual participaram alguns elementos do grupo português.
Os professores visitaram o Parlamento e participaram no “Networking coffee between teachers”, e os alunos simularam o trabalho dos Eurodeputados, discutindo os temas da migração na Europa, o controlo de fronteiras e a segurança e justiça na União Europeia.
Um workshop interativo, sobre as eleições europeias de 2024, onde foram debatidos os valores europeus, as diferenças culturais, a igualdade de género e as Fake News encerraram os trabalhos.
Uma experiência inesquecível para estes alunos que acrescentam assim à sua experiência pessoal esta viagem e o conhecimento que dela retiraram.
foto: Município de Serpa