Decorre em Vila Viçosa a Semana do Japão, iniciativa que assinala os 440 anos da visita da Embaixada Japonesa Tensho a Vila Viçosa e onde estão a ser desenvolvidas diversas atividades pedagógicas relativas à cultura japonesa, de modo a dar a conhecer a alunos e professores do Agrupamento de Escolas de Vila Viçosa, a importância das relações históricas e culturais entre os dois países.
A iniciativa é organizada pelo Município de Vila Viçosa e conta com a colaboração da Fundação da Casa de Bragança e do Agrupamento de Escolas de Vila Viçosa.
Na tarde desta quinta-feira, decorreu no Paço Ducal uma atividade que teve como objetiva ensinar ás crianças a arte japonesa de trabalhar o Papel, nomeadamente como se faz Origami.
A Rádio Campanário esteve presente e falou com Beniko Tanaka, responsável por este projeto designado de Sol’ta que nos falou sobre como está a ser a experiência em Vila Viçosa.
Beniko Tanaka , Japonesa, artista, começa por nos contar “para nós esta experiência está a ser maravilhosa porque é uma oportunidade de fazer atividades sobre artes tradicionais japonesas com estas crianças, podermos comunicar com eles e passar esta paixão.”
A responsável pelo projeto valorizou ainda “a possibilidade desta troca de conhecimento e de culturas , uma mais valia para que os dois países, Portugal e Japão, possam estar ainda mais juntos.”
No que diz respeito à atividade desenvolvida, Origami, Beniko Tanaka explicou-nos “é a arte de dobragem do papel, fazendo várias formas, o que é bom para passar o tempo e manusear o papel, estimulando ao mesmo tempo o cérebro e a criatividade.”