O acidente ocorreu em dezembro de 2021, quando um condutor de 87 anos de idade atravessou a Linha de comboio do Alentejo, numa passagem de nível próximo de Alvito, a 10Kms à hora, acabando por ser abalroado pelo interciades, acidente que lhe provocou morte imediata.
A informação é avançada pelo Correio da Manhã que dá conta que o relatório do Gabinete de Prevenção e Investigação a Acidentes com Aeronaves e de Acidentes Ferroviários (GPIAAF), agora divulgado revela que “não apurou as razões que levaram o veículo a não ter parado antes de entrar na passagem de nível, apesar dos insistentes avisos sonoros”.
Na altura o maquinista fez o que conseguiu mas não conseguiu evitar o embate. A carrinha foi arrastada 397 metros e o comboio, que fazia a ligação entre Beja e Évora descarrilou. O condutor, de 87 anos, teve morte imediata.
Para já foi descartada a hipótese de doença súbita.
A passagem de nível onde ocorreu o acidente – próximo do Alvito -, numa propriedade privada atravessada pela Linha do Alentejo, foi “originalmente estabelecida conforme o exigido”
Leia a notícia completa em Correio da Manhã
Foto: Ilustrativa