12.6 C
Vila Viçosa
Sexta-feira, Novembro 22, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

AMAlentejo reafirma a sua proposta de criação da Comunidade Regional do Alentejo

Foto: Facebook AMAlentejo

“Nestes difíceis tempos de combate à pandemia COVID-19, a Comissão Dinamizadora de AMAlentejo – movimento aberto, plural, democrático e independente – saúda a resposta positiva de todos os setores da nossa sociedade. Enaltece-se o empenho, competência e esforço dos profissionais de saúde nesse combate e na forma como têm conseguido superar as dificuldades e limitações com que o Serviço Nacional de Saúde se confrontou nos últimos anos. Assim, demonstra-se que o futuro passa pelo seu reforço tanto a nível de recursos humanos como de equipamentos, caso da construção do Hospital Público Central do Alentejo.

Regista-se a intervenção importante do Poder Local Democrático – órgãos autárquicos dos municípios e das freguesias – reforçando apoios às famílias, empresas e instituições, no âmbito de competências próprias, e, assumindo em muitas situações competências de outros níveis da administração pública, confirmando reunir todas as condições para assumir novas responsabilidades numa escala regional.

Num contexto de maior articulação e coordenação regional, devem-se assegurar os investimentos públicos e privados, financiados por fundos nacionais e comunitários, há muito identificados, propostos e reclamados, necessários para relançar o desenvolvimento social e económico de toda a região.

Urge, assim, a aplicação das medidas de valorização do interior no combate às assimetrias regionais que se têm acentuado.

Investimentos, ações e medidas para atração, fixação e dinamização de empresas e que contribuam para que os milhares de jovens formados nas nossas escolas, nos Institutos Politécnicos e na Universidade de Évora encontrem, aqui, neste nosso Alentejo, condições para se fixarem, prosseguindo e construindo vida familiar e social.

Investimentos cujas opções, prioridades e gestão sejam asseguradas por órgãos regionais diretamente eleitos pelas populações, concluindo-se de vez o pilar em falta no Poder Local – as Regiões Administrativas. Até à sua concretização, e, como solução transitória, AMAlentejo reafirma a sua proposta de criação da Comunidade Regional do Alentejo”.

Populares