A Amareleja, no concelho de Moura, em Beja, vai inaugurar na quinta-feira, a Casa da Memória de Eunice Muñoz, uma homenagem feita “em vida” da atriz, de 93 anos, que vai estar presente na cerimónia.
Conforme avançado pela MAg, a iniciativa contou com a colaboração da própria Eunice Muñoz, assim como de alguns familiares da atriz. Já estava planeada há mais tempo mas foi sofrendo sucessivos atrasos.
“Sempre quisemos que a casa fosse criada ainda com a Eunice Muñoz em vida e a pandemia estava a atrasar-nos, mas a valentia da Dona Eunice conseguiu ultrapassar também esses percalços. É bom ela ainda ver esta casa, saber que existe e é, sem dúvida, uma mais-valia para a Amareleja”, frisou Joaquim Mário, presidente da Junta de Freguesia da Amareleja em declarações à Agência Lusa.
A primeira exposição que a Casa da Memória de Eunice Muñoz vai durar “entre seis meses e um ano”, mas depois “outras exposições virão, com assuntos mais abrangentes ou mais específicos”, mas sempre relacionados com a vida e a obra da atriz natural daquela vila alentejana.
Contará com objetos e fotos da atriz, assim como outros materiais em formato áudio e vídeo, entre os quais “alguns documentários cedidos pela RTP” (Rádio e Televisão de Portugal).
A Casa da Memória de Eunice Muñoz conta com o apoio da Direção Regional de Cultura do Alentejo, da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo, da Câmara Municipal de Moura e do Museu Nacional do Teatro e da Dança.
Fonte: Sapo MAG