A Amendoeira, uma das árvores frutíferas que floresce nos campos do Alentejo, começa geralmente a sua floração entre o final de janeiro e março.
Apesar de dependente de dois fatores: a variedade e a posição geográfica da colheita, é nesta altura do ano que as paisagens alentejanas começam a ganhar estes tons.
È nesta altura do ano que os campos do Alentejo proporcionam uma paisagem única, e que serve também, para atrair muitos visitantes à região.
Tendo em conta a divulgação e promoção do território, em parceria com a Associação de Promoção de Frutos Secos – Portugal Nuts, a Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo levou hoje a cabo em Beja uma iniciativa que visa dar a conhecer uma nova experiência turística no destino.
Intitulada “Amendoal em Flor no Alentejo” e destinada aos tour-operadores e DMC nacionais.O objetivo teve por base divulgar juntos dos profissionais do setor um património natural do país que na região ocupa cerca de 30 mil hectares, ou seja a maior mancha de todo o território português.
José Manuel Santos, presidente da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo, considera que “ver e visitar um amendoal em plena floração, um momento único devido à extensão e uniformidade com que estas novas plantações se apresentam, vai proporcionar aos participantes uma experiência imersiva que estimula os sentidos. Esta é uma primeira iniciativa para avaliarmos em conjunto com os programadores e organizadores de viagens qual o potencial para desenvolver circuitos e eventos, tendo como pano de fundo esta paisagem deslumbrante”.
No decorrer da ação, para além da apresentação dos objetivos e das potencialidades desta nova experiência turística, da partilha de ideias e da recolha de sugestões, realizou-se uma visita guiada pelo amendoal em flor das Amêndoas Vitória Pólis, em Beja.