A Amnistia Internacional , tendo sido conhecido recentemente o relatório anual de 2023 sobre o estado dos direitos humanos no Mundo, manifestou a sua preocupação com o aumento do número de pessoas sujeitas a tráfico de seres humanos em Portugal.
De acordo com o relatório agora conhecido, o número de vítimas deste crime cresceu mais de 18%, avança o Jornal de Notícias.Segundo o relatório anual de segurança interna, e de acordo com a Amnistia Internacional, em Portugal foram sinalizadas 253 vítimas, das quais 181 estão relacionadas com casos de exploração laboral.
Os setores mais visados são a agricultura e o futebol.
A nível nacional, os distritos de Beja e Leiria, estão referenciados como os que registam o maior número deste tipo de crime com a problemática dos migrantes a manter-se na ordem do dia pois as vítimas deste tipo de crimes são essencialmente pessoas vindas de países asiáticos.
O relatório em causa chama ainda a atenção para “baixas taxas de acusação para suspeitos de violência doméstica” e a “insuficiente oferta de abrigos” para as vítimas que procuram segurança, duas situações que estão também a preocupar a Amnistia Internacional.
Foto arquivo