A cidade de Ourém foi palco, neste dia 28 de março, da celebração nacional do Dia Nacional dos Centros Históricos Portugueses.
A Associação Portuguesa dos Municípios com Centro Histórico (APMCH), organizadora anual deste evento, elegeu o Município de Ourém para acolher as celebrações. O evento teve lugar no Paço dos Condes, na Vila Medieval de Ourém.
A sessão solene de abertura foi presidida pelo Presidente da Câmara Municipal de Ourém, Luís Miguel Albuquerque, e contou com a presença do Presidente da Assembleia Geral da APMCH e presidente da Câmara Municipal de Lamego, Francisco Lopes, do presidente da Direção da APMCH e presidente da Câmara Municipal de Lagos, Hugo Pereira, do presidente do Conselho de Curadores, José Miguel Noras e da subdiretora-geral do Património Cultural para a área dos Museus, Palácios e Monumentos, Rita Jerónimo.
Nesta cerimónia o Prémio Nacional “Memória e Identidade” 2023 foi atribuído a Ana Paula Amendoeira, Diretora Regional da Cultura do Alentejo, O Prémio Memória e Identidade é uma homenagem a personalidades que se destacaram ao longo da vida na defesa e divulgação dos centros históricos, como a arquitetura, engenharia, história e artes.
Paula Teves Costa, professora no Departamento de Engenharia Geográfica Geofísica e Energia da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa e Presidente do Centro Europeu de Riscos Urbanos (CERU) tamb+em frecebeu este prémio.
Fonte/Foto: Município de Ourém