Sábado, dia 18 de Março, foi apresentada a candidatura do PS à Câmara Municipal de Vila Viçosa. Encabeçando a lista, como candidata à presidência para as Autárquicas 2017, encontramos Anabela Consolado.
Em declarações à Rádio Campanário, a candidata afirma sentir-se agora qualificada para assumir o cargo e abraçar o projeto. No passado foi convidada, por duas vezes, a encabeçar a lista pelo PS, mas “precisava de aprender com quem la estava, precisava fazer o meu caminho”, afirma.
Membro da Assembleia Municipal desde 2009, é agora a primeira mulher candidata à presidência da Câmara Municipal de Vila Viçosa. “Sinto que tenho muitas mulheres junto de mim”, declara.
Apresenta a sua candidatura e este projeto do PS, como assente em três pilares fundamentais, não se esgotando nos mesmos: ação social, desenvolvimento sustentável e turismo.
O maior objetivo, para a candidata, são as pessoas de Vila Viçosa e que estas voltem a recuperar a confiança na autarquia. “Aquilo que eu pretendo á cada vez mais juntar a autarquia às pessoas” e que “voltem a olhar para a autarquia como uma instituição que está lá para os servir, caso contrário, não faria sentido”.
Rui Bilro é candidato do PS à Assembleia Municipal da Câmara de Vila Viçosa. “Acreditei nas pessoas que fazem parte deste projeto, acredito que têm capacidade para desenvolver um bom trabalho. […] Fui convidado e aceitei”, afirma em declarações à Rádio Campanário, acrescentando que o faz em memória de seu pai.
Se vencer, pretende alterar o funcionamento da assembleia, tornando-a “uma assembleia virada mais para a população, uma assembleia com compreensão, uma assembleia que tenha em vista diferentes opiniões”, assente na isenção e imparcialidade inerentes a cargos desta natureza, acrescenta.
Norberto Patinho, deputado na Assembleia da República pelo Partido Socialista e Presidente da Federação Distrital do PS, também presidiu à cerimónia.
O deputado falou à RC, afirmando que o partido está muito satisfeito com os candidatos e que “é uma candidatura para ganhar” esta candidatura que, acrescenta, assenta num processo de renovação.
Realçando as alterações ao paradigma do poder local, diz que o PS procurou um candidato que preenchesse os critérios e requisitos para o cargo e “assentou que nem uma luva […] na Anabela”. O deputado do PS acredita que a candidata “tem todas as condições para ser a autarca que Vila Viçosa precisa”.
{gallery}vv_apresentacao-candidatura_ps_17{/gallery}