22.6 C
Vila Viçosa
Sábado, Setembro 21, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

André Soares, Campeão do mundo lamenta “falta de apoios e do reconhecimento merecido” na modalidade

Estremoz, 21 de setembro de 2024 – O Atleta Estremocense André Soares sagrou-se recentemente Campeão do Mundo de Ciclismo para Surdos, em Świętokrzyskie, na Polónia. O jovem Atleta integrou a Seleção Nacional participante nesta competição e na qual teve uma prestação brilhante, trazendo para o nosso País, não uma, não duas mas três medalhas: ouro, prata e bronze.

O jovem, natural de Estremoz, foi na tarde desta sexta-feira, 20 de setembro, recebido no Salão Nobre dos Paços do Concelho da Câmara de Estremoz, onde lhe foi prestada uma homenagem pela conquista do título de Campeão do Mundo.

Emocionado, André Soares agradeceu o reconhecimento pelo seu esforço, empenho, trabalho e resiliência. Em declarações à Rádio Campanário, o Atleta Estremocense começou por nos referir a importância desta vitória “foi muito especial, há muito que trabalhamos para isto” explicando que desde 2022 que “temos vindo a trazer vários prémios. Apesar das adversidades temos feito um trabalho muito importante.”

O atleta lamenta a falta de apoio aos Atletas Surdolímpicos sublinhando “temos tido muitas dificuldades, especialmente ao nível de equipamentos pois o que existe está obsoleta.”

Os apoios existentes atualmente “são poucos” ainda que a federação, o Comité Paralímpico ajudem, são manifestamente “insuficientes” acrescentou ainda André Soares que acredita que os excelentes resultados conseguidos podem ajudar a reunir mais apoios.

O Atleta agradece o apoio prestado pelo Município de Estremoz realçando que “a Autarquia tem ajudado bastante e na minha carreira desportiva tem sido um pilar fundamental.”

Apesar das carências existentes, congratula-se com os resultados alcançados na Polónia. Questionado pela Rádio Campanário sobre o que se sente e pensa no momento de cortar a meta, o jovem alentejano frisa “nesse momento as emoções vêm sempre à flor da pele”. Ainda assim, só depois da “adrenalina” baixar se consegue ter a verdadeira perceção do trabalho realizado e da onda de apoio gerada à volta da nossa participação e dos resultados alcançados.”

André Soares, detentor de inúmeros títulos, é um exemplo de superação, de resiliência e de força e coragem. Apesar da vida lhe ter trazido alguns dissabores ao nível da audição, nunca desistiu dos seus propósitos , uma determinação e empenho que lhe tem valido os mais distintos troféus.

Ainda assim, o Atleta estremocense , questionado se se sente valorizado dentro da modalidade, “lamenta que muitas vezes não nos seja dado o reconhecimento que merecemos” exemplificando que, no caso deste Campeonato do mundo na Polónia, “trouxemos das melhores representações de Portugal no ciclismo em vários anos e não tivemos uma receção e o facto foi pouco noticiado.”

O grande objetivo do Atleta passa agora por conseguir bons resultados nos Surdolímpicos de Tóquio em 2025.

Populares