A exposição “Anne Frank – uma história para hoje”, estará patente em Serpa, na Biblioteca Municipal Abade Correia da Serra, de 18 de janeiro a 29 de fevereiro.
Integrada na programação das Jornadas Municipais da Educação, pretende ser um instrumento para refletir sobre a preservação da liberdade e dos direitos humanos, fundamentais para a existência de sociedades plurais e justas.
Criada originalmente pela Anne Frank House (Amesterdão – Holanda), a exposição apresenta-se como um instrumento educativo, com o objetivo de levar à reflexão sobre o período em que o regime nazi esteve no poder, e manter viva a memória de Anne Frank, cujo diário transformou no símbolo das vítimas de todas as formas de discriminação e opressão.
A história, contada através da perspetiva da família Frank, liga-se à história do Holocausto a partir do relato de sobreviventes.
Contém diversos elementos que desafiam a pensar sobre as semelhanças e diferenças entre os eventos do passado e acontecimentos no mundo atual, com o objetivo de estimular a reflexão sobre a importância de conceitos como a liberdade, respeito mútuo, direitos humanos e democracia.
Acrescenta-se a importância, para os dias atuais, da consciencialização quanto à necessidade de uma cidadania participativa para a preservação da liberdade e dos direitos humanos, bases fundamentais para a existência de sociedades plurais e justas.