12.6 C
Vila Viçosa
Sexta-feira, Novembro 22, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Ano letivo 2016/17 encerra na Santa Casa da Misericórdia de Borba com festa para crianças, pais e educadores (c/som e fotos)

Decorreu na manhã do passado sábado, dia 24 de junho, a festa de encerramento do ano letivo 2016/2017 da Santa Casa da Misericórdia de Borba e a festa de despedida de 19 finalistas.

A festa contou com a presença dos familiares, educadoras e auxiliares que ao longo deste ano letivo acompanharam estas crianças.

Numa festa bastante emotiva, foram entregues as pastas de finalistas aos 19 alunos que deixam esta instituição e transitam para o primeiro ciclo.

A RC esteve à conversa com Hugo Lambuzana, pai de um dos finalistas que nos revelou que o filho entrou para a cresce da Santa Casa da Misericórdia de Borba com apenas “cinco meses” e que a esta instituição “só tenho a agradecer estes cinco anos de boa educação e de presença”. Devido à sua disponibilidade “sinto que eles passam mais tempo aqui” que em casa. O pequeno finalista embora já com alguma saudade revelou ao pai que se sente muito feliz e para este “é o que a gente quer ouvir”.

A Rádio Campanário falou com João Ramalho, que nas suas mãos orgulhosamente segurava a pasta de finalista do pequeno Francisco e nos disse que este é um momento importante “para ele, para os pais e para os avós”. Para João Ramalho, durante 4 anos, foi nesta instituição que o seu filho ” cresceu, onde ele aprendeu muita coisa, é um momento único e feliz da família”. Na sua opinião “as instalações são maravilhosas e o pessoal tanto auxiliares como educadoras são excelentes […] um edifício ressente com todas as condições para que cresçam felizes”. João Ramalho disse-nos ainda que, certamente, o pequeno Francisco sempre encontrará “a porta aberta para poder visitar as educadoras, as auxiliares e as instalações” e que “a gente gosta de voltar onde é bem tratado”.

Nesta festa de final de ano letivo das valências de Cresce e Jardim de Infância o provedor da Santa Casa da Misericórdia de Borba, Rui Bacalhau, revelou-nos que “é sempre um momento histórico ansiado e desejado por todas as crianças e famílias”.

Para o provedor da instituição “sentimos um bem-estar e qualidade de vida acima da média, hoje é o dia do culminar deste processo” e orgulhosamente revela á RC que “muitas das crianças entraram com fraldas, neste momento saem na finalização do seu primeiro ciclo de vida, estamos cientes que saem daqui mais maduros, mais crianças com conhecimentos e experiencias, de forma a poderem encarar os novos ciclos”, para Rui Bacalhau “é nossa missão atingir os objetivos pela perfeição”.

A Rádio Campanário quis saber neste final de ano letivo, em que uns alunos partem e outros chegam como está a lista de ingresso de novas crianças na instituição.

Inquirido sobre o tema o provedor Rui Ramalho respondeu-nos que a “Misericórdia da parte da cresce tem capacidade para cinquenta e poucas crianças e estão todas ocupadas” e o “Jardim de Infância tem capacidade de 75 crianças que temos esse processo bem conseguido, com a transição, há volta de 68 crianças”, embora saliente que na sua opinião “para nós o que conta é a qualidade do serviço e é isso que a nós nos preocupa, a enfase do nosso trabalho é criar condições e estabilidade do corpo docente, dar conhecimentos e transmitir conhecimento […] a continuidade está assegurada”. Termina dizendo-nos que a missão da Santa Casa da Misericórdia de Borba “é servir com a máxima qualidade e servir bem aqueles que nos procuram”.

No decorrer da festa a Rádio Campanário falou com a diretora técnica e educadora, Hermínia Almeida que satisfeita e orgulhosa na sua equipa nos revelou que este é um “um momento bastante emotivo porque eles são-nos confiados em bebés, é connosco que eles aprendem as primeiras palavras, que comem a primeira papa, que dão os primeiros passos e marcam-nos um bocadinho, como nós os marcamos um bocadinho o percurso da vida deles” e que para os alunos “é com imensa saudade que todos nos deixam, ainda temos adultos que se lembram de nós […] das canções que cá aprenderam”.

Embora, oficialmente, o ano letivo 2016/2017 só termine em 14 de agosto, para a educadora Hermínia Almeida, nesta instituição “já estamos a preparar um novo ano, mais uns pequeninos que nos vão ser confiados e nós estamos cá para os receber”.

Inquirida sobre as condições em que a Aldeia Social funciona, Hermínia Almeida diz-nos que em relação às valências da qual é diretora técnica “temos excelentes condições de trabalho, excelentes instalações, ótima localização, a nível de material temos tudo o que é necessário”

Fique com algumas imagens da festa de final do ano letivo 2016/2017 da Santa Casa da Misericórdia de Borba:

{gallery}borba_festa_cresce_scmborba_17{/gallery}

 

Populares