Tal como a Rádio campanário já tinha noticiado, na despedida de 2021 e nas boas vindas a 2022, os termómetros vão registar valores anómalos para a época. No dia 2 de janeiro, tudo regressa ao habitual para esta epóca do ano.
De acordo com as previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) para os dias entre 31 de dezembro e 2 de janeiro, espera-se, para o território continental, céu pouco nublado e temperaturas amenas, com valores significativamente acima do normal para o mês de dezembro.
Segundo o IPMA, estas temperaturas anómalas têm a ver com o tipo de massa de ar que nos está a afetar. Neste momento, temos uma massa de ar com uma componente de sul, o que significa que o ar é mais ameno do que é costume”.
Segundo refere a Metereologista Ângela Lourenço ao JN, “tipicamente, durante o mês de dezembro, as massas de ar vêm de Oeste (dos Açores ou dos EUA) ou de Norte. “Pontualmente, a posição dos centros de ação (anticiclones ou depressões) favorece que o ar que nos afeta venha de Sul, neste caso do Norte de África, Madeira e Canárias”.
As temperaturas vão rondar os 20 graus no resto do continente. Na sexta-feira, dia 31, as temperaturas máximas vão atingir valores entre os 18ºC, como em Viseu e Portalegre,
Na noite de passagem de ano, o IPMA prevê tempo estável, sem chuva, com nebulosidade alta e temperaturas a variar entre 8 e 13°C no litoral e entre 2 e 8°C no interior, em especial em Trás-os-Montes e Alto Douro e na Beira Alta.
Com a invulgar massa de ar a permanecer até sábado, as temperaturas começam a descer no domingo, dia 2 de janeiro mas apenas nas regiões a norte.
No Alentejo e Algarve, os valores máximos vão manter-se perto dos 20ºC e, no resto do território, deverão variar entre 15 e 18°C, com os valores mais baixos previstos para o extremo norte.
Fonte: DN