Uma antiga escola primária na freguesia rural de Gáfete, no concelho do Crato (Portalegre), vai ser reabilitada para acolher uma extensão de um centro de saúde, num investimento total de 236 mil euros.
Segundo avança a Lusa, a Câmara do Crato anuncia que terá condições para avançar “em breve” com a obra da requalificação.
Esta aprovação foi adquirida na candidatura de financiamento que a Unidade Local de Saúde do Norte Alentejano (ULSNA) conseguiu no Programa Alentejo 2020.
“A Câmara Municipal do Crato será responsável, quer pela cedência do espaço a reabilitar, quer pelo pagamento de cerca de 17.700 euros, que correspondem a 50% do valor não comparticipado (15% do custo total da obra) que será suportado em partes iguais com a ULSNA”, avança a Lusa.
De acordo com o município, as obras da nova extensão do centro saúde de Gáfete “iniciam-se em 2021” e vão permitir a deslocalização dos cuidados de saúde primários das atuais instalações para o edifício de uma antiga escola primária.
A Câmara do Crato recorda ainda no comunicado que o protocolo para a deslocação e construção desta extensão do centro de saúde já tinha sido assinado no final de 2019, pelo que a autarquia “tem agora condições” de avançar com a reabilitação do local.