O edifício do antigo aparthotel de Castro Verde, no distrito de Beja, vai ser transformado numa residência sénior, num investimento de um milhão de euros, disse à Lusa o presidente da fundação promotora do projeto.
Segundo Valdemar Saleiro, presidente da Fundação São Barnabé, com sede em Almodôvar, o projeto de arquitetura da futura residência sénior já foi aprovado pela Câmara Municipal de Castro Verde e as obras deverão começar até ao próximo mês de setembro.
“O investimento poderá chegar a um milhão de euros, verba que será totalmente assegurada pela fundação e parceiros”, referiu.
O projeto da Fundação São Barnabé passa pela “adaptação do espaço” do antigo aparthotel de Castro Verde, encerrado desde 2012 e adquirido pela instituição em leilão público, por 550 mil euros, em outubro de 2013, em residência sénior.
De acordo com o mesmo responsável, a futura unidade terá capacidade para 68 pessoas, a alojar entre os 30 apartamentos T1 e os oito apartamentos T0 existentes no complexo, e possibilitará a criação de 20 a 30 novos postos de trabalho.
As obras terão uma duração de “seis ou sete meses”, estando estimada a sua conclusão para “fevereiro ou março de 2021″.
A Fundação São Barnabé teve a sua origem num serviço de apoio domiciliário e num projeto de Luta Contra a Pobreza, iniciados nos fins dos anos 80 em São Barnabé, no concelho de Almodôvar, distrito de Beja.
Atualmente, a instituição emprega mais de 300 pessoas e desenvolve a sua atividade nas localidades de São Barnabé, Almodôvar, Beja, Moura e Ferreira do Alentejo (todas no distrito de Beja), Quarteira (Faro) e Pombal (Leiria).
A fundação tem ainda novos projetos a avançar nas cidades de Évora e de Faro, além de Castro Verde.