11.5 C
Vila Viçosa
Sexta-feira, Novembro 22, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Antigo aterro sanitário deu lugar à nova central fotovoltaica, em Évora, Secr. de Estado da Energia acionou o “arranque da produção” (c/som e fotos)

No dia em que se assinala o Dia Mundial da Energia, 29 de maio, pelas 11h da manhã, o Secretário de Estado da Energia, Artur Trindade, inaugurou, em Évora, o parque solar com tecnologia fotovoltaica de concentração inovadora na Europa.

A central fotovoltaica instalada no antigo aterro sanitário, na proximidade do parque industrial da capital de distrito, resulta de um investimento de cerca de cinco milhões de euros da Glintt Energy, num espaço temporal de quatro anos, esta é uma empresa instalada no Parque de Ciência e Tecnologia do Alentejo, do qual a mesma é acionista, e que tem como objetivo captar negócios internacionais através desta nova “montra” para o mundo.

A Rádio Campanário marcou presença no “arranque da produção dos primeiros megwatts” da nova central fotovoltaica de Évora, e que é considerada pelo Secretário de Estado, Artur Trindade como “de fundamental importância na tecnologia e no envolvimento com as entidades da região”, acrescendo que tem como “objetivo promover tecnologias que ainda não são tecnologias fechadas em termos de maturidade, estão em evolução, evolução essa que é muito rápida e devemos fazer investimentos com base no aperfeiçoamento e na performance deste tipo de equipamentos”.

O governante, Artur Trindade, frisa ainda que “esta energia é integrada na rede nacional, mas gera aqui empregos e investigação, tratando-se de investimentos projetados para que a energia possa ser fornecida durante vinte anos”.

Quanto a novos investimentos tecnológicos deste tipo, o Secretário de Estado, assevera que “temos oportunidade de desenvolver muito este mercado em situação de maior maturidade tecnológica”.

{play}http://www.radiocampanario.com/sons/fotovolt_secretariuo%20de%20estado%20energia.MP3{/play}

Manuel Mira Godinho, Chief Executive Officer (CEO) da Glintt  – Global Intelligent Technologies, detentora da Glintt Energy, frisou que este parque “é de 3ª geração de concentrado fotovoltaico, concentrado porque utiliza muito menos células, é mais amigo do ambiente”, acrescendo que a empresa tecnológica portuguesa aposta na internacionalização e este parque pretende ser incubadora, por exemplo no controlo remoto e showroom para os mercados que queremos conquistar, como Africa do Sul, Jordânia, Tanzânia, México e Moçambique”

{play}http://www.radiocampanario.com/sons/fotovolt_ceo%20glintt%20energy.MP3{/play}

À Rádio Campanário o diretor geral do Parque de Ciência e Tecnologia do Alentejo (PCTA), João Carlos Mateus, asseverou que “para o PCTA é sempre importante receber mais empresas e estamos a inaugurar um parque de tecnologia de 3ª geração para os mais técnicos da terceira vaga”, acrescendo que “este é um parque para promoção não só na Europa mas também para o mundo”.

João Carlos Mateus termina dizendo que “este projeto permite uma aposta na cooperação entre empresas e produtos, juntos serão mais fortes, o PCTA só terá sucesso se a Região também o tiver”.

{play}http://www.radiocampanario.com/sons/fotovolt_presidente%20do%20pcta.MP3{/play}

Este investimento permitiu “a reabilitação ambiental de uma zona degradada”, a do antigo aterro e poderá para abastecer 800 habitações, mais de 3.200 pessoas. Uma estrutura fotovoltaica de 3.ª geração, com 2.800 painéis solares.

Populares