O Antigo Convento de São Paulo, situado no centro de Vila Viçosa, vai dar lugar a um Hotel de cinco estrelas. O anúncio foi feito na reunião ordinária da Assembleia Municipal de Vila Viçosa, realizada esta sexta-feira, dia 26 de junho, no Salão dos Bombeiros Voluntários, pelo presidente da Câmara Municipal, Manuel Condenado.
“O que posso dizer é que está aprovado o projeto de arquitetura para a construção de um hotel de cinco estrelas. Estamos na fase de análise dos projetos de especialidade e inclusive já foi pedida uma autorização para iniciar a demolição, que não foi aceite, porque não estava especificado qual o objeto do pedido em termos concretos, de forma que o processo já está numa fase adiantada”, divulgou o autarca.
Manuel Condenado disse ainda que “esta minuta do contrato de concessão só foi aprovada pelo executivo municipal depois do projeto de arquitetura estar aprovado” e também que “em reuniões com os promotores, sabemos que eventualmente que irá entrar algum pedido de alteração ao projeto de arquitetura”
“Em síntese, o projeto de arquitetura está aprovado, estamos na fase da aprovação dos projetos de especialidades e eventualmente a curto prazo, poder-se-á iniciar algumas demolições. O pedido já foi formulado”, frisa o presidente calipolense.
Conhecido como “SOFAL”, designação da Sociedade Fabril Alentejana que o adquiriu em 1921 e transformou numa instalação industrial de refinação de azeites e moagem de farinha, o edifício que começou a ser erguido no Séc. XVI já sofreu várias alterações arquitetónicas e diversos usos. Situado no Largo D. João IV, desde o final do séc. XX que se encontra encerrado e em avançado estado de degradação. Em julho de 2015, foi classificado como Imóvel de Interesse Municipal (M.I.M. — Monumento de Interesse Municipal).