Para fazer face a problemas específicos relacionados com a população mais carenciada, a Santa Casa da Misericórdia de Évora apresentou candidaturas específicas, em segmentos diferentes, ao Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) em conjunto com a Câmara Municipal da cidade.
Por um lado, foi feita a candidatura de um projecto de requalificação de 26 habitações para proporcionar melhores condições de habitabilidade à população mais carenciada. Estas habitações encontram se dispersas no centro histórico de Évora. Por outro lado, também no âmbito do PRR, foi criado um outro projeto que inclui “um conjunto de valências nomeadamente para apoio aos sem abrigo“, para minimizar dificuldades daqueles que não têm habitação permanente.
Esse projecto inclui três componentes: um centro de apoio temporário – CAT – dois apartamentos para instalação de dez sem abrigo e um centro de actividades, para que estes se possam integrar mais facilmente na vida social. Estas três vertentes irão ser integradas no antigo edifício do Lar dos Pinheiros que, neste momento, se encontra abandonado, mas que irá ser recuperado para o efeito. O orçamento deste projeto poderá rondar, como nos diz o Provedor, os 800 000 euros.
O Provedor da Santa Casa da Misericórdia de Évora afirma que espera poder continuar a desenvolver outros projetos juntamente com a autarquia, nomeadamente no que se refere à construção de habitações a custos controlados, estando já em curso conversações, com esse objetivo, entre as duas entidades.