António Costa Dieb é o novo presidente da Agência para o Desenvolvimento e Coesão (ADC).
António Dieb disputava a presidência da ADC com Maria Rosa Tobias Sá, antiga presidente do Instituto Nacional dos Recursos Biológicos e ex-adjunta do gabinete do Ministério da Saúde e atual vogal do conselho fiscal da Caixa Banco de Investimento e Joaquim Norberto Cardoso Pires da Silva, ex-presidente da CCDR Centro e hoje vereador social-democrata da Câmara Municipal de Condeixa e professor universitário.
António Costa Dieb, presidente da mesa da assembleia distrital do PSD de Évora, está à frente da CCDR do Alentejo desde Fevereiro de 2012, cargo para o qual foi nomeado pelo atual executivo depois de liderar o Centro Tecnológico para o Aproveitamento e Valorização das Rochas Ornamentais e Industriais (Cevalor).
Dieb, formado em sociologia pela Universidade de Évora e com um mestrado em gestão de recursos humanos pela mesma universidade, passou pela Cooperativa Agrícola dos Produtores de Leite de Évora e pela companhia de seguros Mundial Confiança antes de ir para a Cevalor, onde foi, primeiro, diretor de formação, e, mais tarde, diretor-geral, entre 1999 e 2012. O atual presidente da CCDR do Alentejo foi ainda vereador do PSD na Câmara Municipal de Évora (sem funções executivas) de 2005 a 2013.
Recorde-se que a agência estava a ser liderada interinamente por Rosa Maria Simões devido a José Soeiro ter assumido o papel de primeiro curador do beneficiário dos fundos comunitários.
O presidente da CCDR Alentejo, formado em sociologia pela Universidade de Évora, foi escolhido em três dias úteis, quando o Executivo tinha 45 dias para tomar uma decisão.