Nos dias 4 e 5 de março, o investigador António Rei, do Instituto de Estudos Medievais da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, concluiu uma etapa importante da sua pesquisa no Museu Municipal de Arqueologia de Serpa.
A investigação centrada na coleção de moedas do período islâmico resultou na classificação minuciosa de seis exemplares, utilizando técnicas avançadas de leitura de inscrições e atribuição cronológica. O objetivo principal desse trabalho é aprimorar as informações disponíveis ao público, além de fornecer dados relevantes para a publicação de artigos científicos e divulgativos.
O projeto de investigação está inserido no âmbito do programa “Estudos do Museu”, uma iniciativa que visa promover a pesquisa científica das coleções arqueológicas do Museu Municipal de Arqueologia de Serpa. Este esforço colaborativo faz parte do protocolo de cooperação entre a autarquia local e a Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, destinado ao desenvolvimento da investigação sobre História Medieval no território de Serpa.
A ação liderada por António Rei reflete não apenas um compromisso com a preservação e valorização do património histórico, mas também contribui significativamente para a compreensão mais profunda do período islâmico através do estudo cuidadoso das moedas em exposição.