Por maioria absoluta, o Conselho Alumni da Universidade de Évora deliberou que o vencedor desta edição do Prémio Carreira Alumni é António Serrano, alumnus da Licenciatura e do Doutoramento em Gestão de Empresas da UÉ, instituição onde atingiu o topo da carreira docente como professor catedrático no Departamento de Gestão.
Atribuído anualmente, o Prémio Carreira Alumni visa reconhecer um diplomado/a que se tenha destacado pela sua carreira profissional e cívica e que, sendo uma referência para os seus pares e para a sociedade, contribua para a consolidação da imagem da Universidade de Évora enquanto instituição de ensino de referência.
As candidaturas que reportam ao ano de 2021 foram alvo de análise detalhada por parte do Conselho Alumni, um órgão consultivo da UÉ que tem como principal missão dinamizar um programa que aumente o envolvimento da comunidade alumni na academia, e, após uma meticulosa seleção de critérios, o júri deliberou e atribuiu esta distinção a António Serrano. “O principal objetivo deste prémio é o de distinguir pessoas excecionais, nas mais vastas áreas, antigos alunos da Universidade de Évora que fizeram e mantêm um percurso de excelência. Candidaturas idóneas que elevam e orgulham a Universidade nos mais elevados padrões. O Professor António Serrano foi distinguido pelo seu percurso profissional relevante em diversas áreas, reconhecido e aplaudido a nível nacional e internacional, pela demostrada capacidade de empreendedorismo e inovação. O seu contributo como Professor Catedrático na Universidade de Évora foi de extrema relevância para o prestígio e desenvolvimento da instituição”, destacou Fátima Marques, Presidente do Conselho Alumni e Diretora de Qualidade na TE Connectivity.
António Serrano traçou as primeiras linhas do seu percurso académico e profissional na UÉ, instituição na qual concluiu a licenciatura e o programa de Doutoramento em Gestão de Empresas (1989-1997) e onde iniciou a sua carreira profissional como Assistente (1990). No decorrer do seu percurso assumiu cargos como o Presidente do Conselho de Administração do Hospital do Espírito Santo de Évora, entre 2005 e 2009, onde participou na transformação do hospital em Entidade Pública Empresarial e no planeamento e execução do respetivo plano de negócios, ao mesmo tempo que atingiu o topo da carreira docente como professor catedrático no departamento de Gestão da UÉ. Em 2009, foi nomeado Ministro da Agricultura, do Desenvolvimento Rural e das Pescas do XVIII Governo Constitucional de Portugal, cargo que desempenhou até 2011 e lhe trouxe maior notoriedade até à data.
“A atribuição deste prémio carreira representa uma grande honra pessoal e simultaneamente uma responsabilidade acrescida em continuar o meu trabalho de forma a dignificar os valores associados à Universidade de Évora e a toda a sua comunidade. Como ex-aluno e como Professor agradeço a todos os que comigo privaram e que ajudaram na construção do meu percurso profissional. A Universidade e a Família, a quem transmito um especial agradecimento, foram os dois pilares de suporte ao meu desenvolvimento pessoal e profissional. A Universidade proporcionou-me o conhecimento, a formação, o acesso ao mundo técnico e científico na área da Gestão, determinantes em toda a minha carreira. Envio uma mensagem de agradecimento ao Júri pela distinção que me conferem e um cumprimento a todos os meus colegas, entre os quais haverá tantos outros tão merecedores ou mais desta distinção”, realçou o atual CEO da Jerónimo Martins Agroalimentar, onde é também Chairman do Comité de Ética desde 2019.
A entrega do Prémio Carreira Alumni decorrerá dia 21 de abril no Colégio do Espírito Santo da UÉ.