A Casa do Alentejo celebra hoje 101 anos de história.
Fundada por um grupo de Notáveis em 1923, o espaço foi inicialmente chamado de Grémio Alentejano. Em 1939, por via da legislação em vigor, o nome foi então alterado para Casa do Alentejo.
A Casa do Alentejo, situada em lisboa, perto do Coliseu dos Recreios, representa hoje um importante papel na promoção da cultura e do associativismo.
Amplamente reconhecida pela sua atividade cultural, social e recreativa, o espaço é um verdadeiro embaixador da região Alentejo.
Durante mais de 100 anos, este espaço tem sido local de promoção e valorização do Alentejo, dos seus produtos endógenos, das suas raízes culturais. Tem sido ao longo dos anos a voz de um povo , levando o nome do território por este mundo fora.
Para assinalar a data, a Casa do Alentejo promove hoje uma cerimónia de entrega de diplomas aos sócios com 25 e 50 anos de associados, a homenagem aos antigos presidentes da direção pós 25 de Abril e, claro, como não podia deixar de ser, um espetáculo de cante alentejano com a atuação do Grupo Coral de Reguengos de Monsaraz.