A Aparsin foi uma das 30 entidades nacionais seleccionadas para integrar um estudo científico sobre terapia de reminiscência em idosos com perturbação neurocognitiva (demências).
Um estudo intenso e inovador que envolverá na totalidade o estudo de 500 pessoas no nosso País, permitindo avaliar e validar de forma minuciosa o impacto que a terapia de reminiscência promove melhoria, ganhos, bem-estar e a qualidade de vida em doentes com demências.
Encontram-se envolvidos varios terapeutas e investigadores nacionais, representando instituições e distritos. A Aparsin será desta forma uma entidade que representará o Distrito de Portalegre e a região do Alentejo (existindo apenas 3 instituições da região).
O estudo é promovido pela Replicar Socialform, com apoio técnico/ científico da Alzheimer Portugal e CRE Alzheimer e outras Demências e Universidade de Salamanca. Do mesmo forma parte uma comissão de ética representada pela Unidade Investigação em Ciências da Saúde: Enfermagem (UICISA:E) da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra.