Os novos 37 radares da Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR), 12 dos quais de velocidade média, entram em funcionamento a partir das 00H00 do dia 1 de setembro de 2023.
Trata-se da entrada em funcionamento do primeiro lote de um total de 62 novos Locais de Controlo de Velocidade (LCV), que vão duplicar a capacidade do Sistema Nacional de Controlo de Velocidade (SINCRO), de 61 para 123 LCV.
A entrada em funcionamento destes novos radares foi anunciada no passado dia 16 de agosto, estando desde essa data sinalizados na estrada e constam também do site www.radaresavista.pt onde também pode ser consultada toda a informação com eles relacionada.
Nos últimos 15 dias, com o objetivo de alertar para a entrada em funcionamento de novos radares, a ANSR lançou a campanha “Os Radares Salvam Vidas”, em diferentes meios de comunicação, assegurando total transparência na sua localização e, desta forma, maximizando a capacidade dos radares para salvar vidas, nomeadamente através da adoção ao volante de comportamentos adequados. (link para comunicado)
Anteriormente, a ANSR realizou a campanha “Dê prioridade à Vida” onde identificou em todo o país os 175 locais de concentração de acidentes mortais. (link para comunicado)
As estradas do Alentejo, há semelhança do que vai acontecer no resto do País, vão ter novos radares de velocidade.
A partir do dia 1 de setembro, haverá novos radares de controlo de velocidade a funcionar em todo o país, num total de 37 conforme adianta o Jornal de Notícias, dos quais 12 serão radares de velocidade média, ou seja, calculam se os mesmos andaram mais depressa, entre dois pontos de um determinado trajeto.
No entanto, em algunslocais do País ainda não está definida a data de funcionamento.
Saiba aqui onde vão estar no Alentejo e quando:
Radares de velocidade instantânea a funcionar a partir de 1 de setembro:
EN260
- Beja (13,4 km);
Radares de velocidade instantânea com data a anunciar:
EN114
- Montemor-o-Novo (170 km)
IC1
- Alcácer do Sal (548,6 km)
Radares de velocidade média com data a anunciar:
EN18
- Évora (276,1 km);
- Beja (366 km)
IC1
- Palmela (539,2 km)
- Ourique (680 km; 686,9 km);