Foi um domingo agitado nos bastidores das agências meteorológicas ibéricas. Quase ao mesmo tempo, ambas entidades nomearam diferentes tempestades que se vão fazer sentir na segunda-feira, mas nenhuma deve atingir Portugal continental, que apesar do acentuado arrefecimento noturno, vai manter-se com bom tempo.
A Agência Estatal de Meteorologia de Espanha (AEMET) nomeou hoje a depressão Juliette, centrada na costa mediterrânica de Espanha que poderá provocar fenómenos de queda de neve nas ilhas baleares ou na Catalunha na segunda-feira.
De acordo com um comunicado do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), esta depressão não afetará Portugal continental.
“No seguimento dos critérios de emissão estabelecidos para a nomeação de tempestades na época 2022-2023, foi atribuído pela AEMET (Serviço Meteorológico Espanhol) o nome Juliette a uma depressão, que se prevê estar centrada em 39°N 05°E no dia 27 de fevereiro de 2023 às 17:00UTC, com um mínimo de pressão de 1006 hPa.Esta depressão não irá afetar Portugal Continental”, lê-se.
Cerca de uma hora e meia depois do anúncio da tempestade Juliette, a delegação regional nos Açores do IPMA nomeou a depressão Kamiel, com um sistema frontal associado, e que vai afetar em grande medida o arquipélago dos Açores durante segunda-feira, praticamente em simultâneo com a tempestade do noroeste mediterânico (Juliette).
“A depressão Kamiel estará entrada a 40.0N 37.0 W, ou seja, a cerca de 500 km a oeste (W) das Flores, com uma pressão no seu centro de 988 hPa”, revela o comunicado do IPMA, prevendo que haja “um aumento significativo da intensidade do vento, com rajadas que poderão atingir os 130 km/h no Grupo Ocidental e os 100 km/h no Grupo Central”.