As migas de bacalhau, ou migas gatas, como são conhecidas no Alentejo, são essencialmente elaboradas à base de pão, água e azeite.
As migas são um prato de grande tradição no Alentejo. Esta versão elaborada com peixe, reza a história, deve-se sobretudo ao facto de antigamente o bacalhau ser um peixe de fácil acesso e das populações terem a obrigação, por motivos religiosos, de comer peixe várias vezes por semana.
Este prato é essencialmente apreciado por quem vive fora de Portugal e não tem à sua disposição, com frequência, os infgredientes necessários para confecionar pratos portugueses.
E o que faz uma portuguesa, sem comida portuguesa? Migas gatas é uma ideia, uma boa ideia…
Aqui fica a receita :
Ingredientes (2 pessoas)
150 g bacalhau demolhado
250 g de pão de véspera
1 dl de azeite
3 dentes de alho
Viangre
Água de cozer o bacalhau
Coentros frescos aos molhos, (porque este gato gosta muito de coentros)
Cozer o bacalhau (uns 10 minutos), retirar as peles e espinhas e desfiá-lo.
Reservar a água de cozer o bacalhau.
Colocar o pão num recipiente e embeber com agua reservada.
Entretanto, numa frigideira com azeite, fritar o alho e os coentros. Juntar o bacalhau, deixar refogar um instante, desfazendo-o com a colher de pau. Refrescar com umas gotas de vinagre e juntar o pão. Adicionar água da cozedura do bacalhau (a quantidade depende da consitência que se pretende obter, mais ou menos secas) e o azeite. Bater (migar) a mistura com a colher de pau e deixar cozer até obter o ponto desejado.
Polvilhar com coentros e servir.