A aplicação móvel de leitura do Certificado Digital UE “Passe COVID” já está disponível para descarregamento nas lojas de aplicações móveis (app stores) da Google, da Apple e da Huawei. Esta aplicação vai permitir que as entidades que precisem de validar os certificados digitais COVID da União Europeia (UE), que entraram em vigor no passado dia 1 de julho, possam fazê-lo de forma digital e mais rápida, conforme nota de imprensa enviada à nossa redação.
Desenvolvida pela Imprensa Nacional Casa da Moeda (INCM), a app pode ser descarregada e utilizada por todos, nomeadamente transportadoras aéreas, organizadores de eventos culturais, corporativos, desportivos e familiares (como casamentos e batizados).
Apontando a câmara do telemóvel para o código QR do Certificado Digital COVID apresentado (em papel ou em formato digital), a aplicação irá validar automaticamente o certificado. A aplicação valida os três tipos de certificados: de vacinação, de teste, de recuperação, emitidos pelos países membros da UE.
O resultado pode ser positivo ou negativo: um resultado com sinal verde significa que o Certificado Digital COVID foi validado com sucesso; um resultado com sinal vermelho significa que o certificado não é válido.
Para efeitos de verificação, apenas são inspecionadas a validade e a autenticidade do certificado, verificando quem o emitiu e assinou, além da aplicação das regras emitidas pela DGS. Durante o processo, apenas serão visualizados o nome, data de nascimento e informação sobre a verificação de validade do mesmo. Nenhum dado pessoal é armazenado pela aplicação.
Todos os dados relativos à saúde do portador mantêm-se no Estado-Membro que emitiu o Certificado Digital COVID da UE e não são enviados para nenhuma entidade.
Ana Veigas