26.5 C
Vila Viçosa
Sexta-feira, Setembro 20, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Apoio de 15M€ para resolver destilação e stock do Vinho: Ministro da Agricultura considera-o um “paliativo”

Tal como a Rádio Campanário noticiou, o Ministro da Agricultura, José Manuel Fernandes , esteve hoje, na Herdade Vale da Rosa, em Ferreira do Alentejo, para um encontro com Jovens Agricultores , promovido pela AJAP e onde marcou também presença a Ministra da Juventude, Margaria Balseiro Lopes.

O Governante, em declarações à Agência Lusa, à margem da visita, falou sobre o apoio de 15 milhões de euros atribuídos a Portugal pela Comissão Europeia para apoiar os produtores de vinho portugueses que enfrentam uma crise de excedente de vinho. Esta medida temporária e excecional, destinada à destilação, será paga aos beneficiários em Portugal até 30 de abril de 2025.

A este propósito o Governante considera o apoio “um paliativo ” em especial para a destilação considerando contudo que a verba vai permitir “diminuir os stocks” nacionais de vinho.

Lamenta e critica que este problema tenha sido ignorado e que não tenha existido “proatividade” para o resolver alertando que esta destilação será a última, ou seja, uma medida excecional

Aos 15 milhões de euros, juntam-se mais 3,5 milhões de euros para a região Demarcada do Douro , o que no total perfaz 18,5 milhões de euros para retirar os stocks de vinho em excesso.

Recorde-se que, tal como a RC noticiou, o apoio será atribuído com base em critérios rigorosos de elegibilidade e controlo. Os produtores que tenham importado vinho nos últimos três anos não serão elegíveis para receber os apoios à destilação. Além disso, o Governo vai reforçar a fiscalização para impedir a importação ilegal de vinho e garantir a correta atribuição dos fundos.

Para além desta solução temporária, o Governo está a desenvolver medidas estruturantes para garantir a sustentabilidade e o equilíbrio do setor vitivinícola.

Pode ler 15 Milhões de euros para resolver stock de Vinho: “A 45 cêntimos não vamos equilibrar o setor,”diz Presid. da Comissão Vitivinícola do Alentejo.

Populares