12.6 C
Vila Viçosa
Sexta-feira, Novembro 22, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Após a derrocada de Borba “colocaram semáforos nas estradas, mas nos buracos onde trabalham estes homens nada foi feito”, diz Arménio Carlos (c/som e fotos)

O setor dos mármores e os seus problemas estiveram, durante este sábado 16 de novembro, em discussão num plenário em Bencatel. 

 

A reunião juntou trabalhadores e sindicatos e contou com a presença de Arménio Carlos, Secretário Geral da CGTP-IN. 

 

A Rádio Campanário marcou presença e falou com o Secretário Geral, que começa por referir aos nossos microfones a “importância da reunião”, destacando “os muitos trabalhadores das pedreiras que aqui vieram”. 

 

Arménio Carlos considera que “identificámos 4 medidas para tomar no imediato”, explicando depois que “a 1ª é o compromisso da CGTP de na próxima reunião com a Ministra do Trabalho, exigir que a promessa do ex-ministro Vieira da Silva seja cumprida”.

 

“O fator de sustentabilidade tem de acabar tal como prometido” 
Arménio Carlos

 

O Secretário Geral explica que “os trabalhadores que estão a ser reformados encontram-se a sofrer penalizações de 14.85%, o que não faz sentido”, acrescentando que “se o governo anterior não cumpriu é preciso que este governo cumpra”.

 

A 2ª ideia “é a valorização dos salários destes trabalhadores, que continuam a receber muito pouco tendo em conta o tipo de trabalho e os riscos a que estão sujeitos”

 

“Os rendimentos auferidos estão longe de corresponder ao que produzem e ás riquezas que criam” 
Arménio Carlos

 

Como 3ª medida “vamos intervir junto das diversas instituições, no sentido de saber quais as medidas que foram implementadas depois do fatídico acidente de Borba”.  

 

Arménio Carlos afirma que “nas estradas colocaram semáforos, no buraco, onde os trabalhadores passam o seu dia, não se fez nada”.   

 

Por fim, a 4ª medida “prende-se com o levantamento das empresas que têm edifícios revestidos a amianto e solicitarmos uma intervenção da Direção Geral de Saúde”, declara.  

 

 

{gallery}bencatel_fevicom_2019{/gallery}

Populares