À semelhança dos anos anteriores, a Unidade de Saúde Pública do Alentejo Litoral (ULSLA) realizou vistorias conjuntas com outras entidades (Agência Portuguesa do Ambiente, Capitania do Porto de Sines, Municípios e Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas) para atribuição do galardão da Bandeira Azul e da Praia Acessível às praias classificadas como águas balneares dos cinco concelhos.
De acordo com a informação avançada pela Unidade Local de saúde, estão classificadas 28 praias (costeiras e de transição) e 1 interior, como águas balneares, tendo sido galardoadas 25 com Bandeiras Azuis e 12 com Bandeiras de Praia Acessível. A época balnear iniciou-se a 1 de junho e estende-se até 15 e 30 de setembro consoante o concelho.
No âmbito do cumprimento das Normas 10/2017 e 11/2017 da DGS, a Unidade de Saúde Pública efetua a vigilância sanitária das zonas balneares, que inclui a zona envolvente, as estruturas de apoio, os estabelecimentos de restauração e bebidas, a água de consumo humano, saneamento e resíduos.
A Unidade de Saúde Pública fez-se representar através dos Técnicos de Saúde Ambiental, Médicos Internos de Saúde Pública e Autoridades de Saúde.A vigilância Sanitária mantém-se durante toda a época balnear.