A Câmara de Évora, gerida pela CDU, aprovou ontem o orçamento para este ano, no valor de 64,4 milhões de euros, tendo o documento contado com contributos de “todas as forças políticas”, conforme a Rádio Campanário noticiou.
Na noite passada, em sessão ordinária da Assembleia Municipal o orçamento foi discutido e votado, tendo o mesmo sido aprovado com 13 votos a favor e 20 abstenções.
Recorde-se que o Orçamento para este ano e as Grandes Opções do Plano foram aprovadas, em reunião de câmara, com os votos favoráveis dos dois eleitos da CDU e da vereadora do Movimento Cuidar de Évora e as abstenções dos dois eleitos do PS e dos outros dois do PSD.
A Rádio Campanário esteve presente na reunião da Assembleia Municipal e falou com Henrique Sim-Sim, vereador da Câmara Municipal de Évora, pela coligação “Mudar com Confiança”, PSD, CDS-PP, MPT e PPM que se absteve na votação deste documento importante para a gestão desta autarquia para este ano de 2022.
Henrique Sim-Sim começou por referir que este “é um mau orçamento para a cidade e para o concelho, não tem um rasgo de inovação nem de promoção,” destacando que para a sua força política isso “era muito importante”. Apesar disso “conseguimos incluir algumas medidas na área da economia, na área do desenvolvimento económico, e aí conseguimos colocar algumas propostas, e foi fundamentalmente por isso que nos abstivemos.” Para além deste motivo, a abstenção desta coligação também foi justificacada por Henrique Sim-Sim por ser o “primeiro orçamento e estamos numa situação muito complicada no que diz respeito à conjuntura Internacional de incerteza, que diz respeito à invasão da Ucrânia” e também pelo facto de ” não termos orçamento de Estado”.
Este “é um orçamento que não satisfaz a nossa coligação e vamos ver o que é que o executivo será capaz de executar. Camos estar muito atentos àquilo que que vai ser execução do orçamento.”
Questionado acerca da demora das negociações para que fosse aprovado o Orçamento, Henrique Sim-Sim referiu que “nós disponibilizamos para colaborar com o executivo em novembro/dezembro, falámos durante um mês e tal” destacando que a CDU “quis, de alguma forma, interromper essas negociações, foi a CDU que marcou os passos.” No entanto ” continuamos a colaborar de forma responsável e construtiva, mas criteriosa.”
Henrique Sim Sim, entre outros pontos fortes do Orçamento, destacou um, sendo ele ” o desenvolvimento de um pavilhão multiusos para a cidade que nós entendemos que é bastante importante”.
Veja aqui a entrevista realizada a Henrique Sim-Sim, vereador na Câmara Municipal de Évora, onde foram foram abordados assuntos inerentes ao Orçamento Municipal para 2022, nomeadamente o seu ponto de vista sobre o orçamento, entre outros: