12.6 C
Vila Viçosa
Sexta-feira, Novembro 22, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

“Aproveitamos sempre estas iniciativas para divulgar o nosso trabalho e promover o ingresso na carreira militar”, diz Coronel Vitória Duarte (c/som)

No passado dia 18 de maio celebrou-se o Dia Internacional dos Museus e, para assinalar esta data, o Museu Militar de Elvas, em parceria com a Universidade de Évora, inaugurou uma exposição temporária intitulada “Peças de Guerra/Caça do período Neolítico (3000 anos AC) – A Anta 2 da Mitra”, que estará patente até dia 10 de setembro.

A Rádio Campanário esteve presente na inauguração deste exposição e, à margem do evento, falou com o Coronel Vitória Duarte, responsável pelo Museu Militar de Elvas sobre a promoção do ingresso na carreira militar por parte dos jovens.

O coronel foi questionado se este tipo de iniciativas seria um bom “chamariz” para convencer os mais jovens a interessarem-se pela carreira militar, ao qual respondeu referindo que “o museu não tem responsabilidade na parte do recrutamento, mas vamos divulgar se nos fizerem perguntas, divulgamos o que é ser militar, como se pode concorrer à vida militar, damos o nosso testemunho e, também podem testemunhas a evolução de um quartel ao longo dos anos. Tudo isso para nós é importante se os jovens quiserem aderir. Pelo menos têm noção do que fazem as forças armadas e qual a nossa missão na segurança e defesa de todos os portugueses”.

Foi ainda referido o “despertar do bichinho” nos mais jovens através da exposição de armamento que acaba por chamar a atenção de muitos, no qual o Coronel Vitória Duarte referiu que “muitas vezes nós temos que mostrar aquilo que fazemos para que as pessoas também possam ter conhecimento e poderem decidir em consciência. Os jovens têm que tomar uma decisão da vida, mais tarde ou mais cedo terminam o seu ensino secundário e depois têm que tomar uma decisão relativamente àquilo que querem fazer no futuro. Muitos deles não sabem muito bem o que é que vão fazer e qual a área que hão de seguir e, o que nós podemos proporcionar é mostrar aquilo que fazemos e como fazemos, para que eles possam tomar uma decisão em liberdade e em consciência para o seu futuro”.

 

Populares