A Administração dos Portos de Sines e do Algarve (APS) celebrou o Contrato de Concessão do Porto de Recreio de Sines com a empresa “Mermaid Objective”, durante os próximos 10 anos, na sequência do concurso público realizado.
A consessão, torna-se efetivada a partir de 1 de julho, que a notícia do site da APS, tem como objeto principal, “o direito de exploração comercial do Porto de Recreio de Sines, em regime de serviço público, e implica a transmissão para a concessionária de todas as situações jurídicas atualmente na titularidade da APS relacionadas com as atividades ali desenvolvidas”.
A APS irá ainda assumir este ano, todos os compromissos previstos na candidatura do Porto de Recreio de Sines ao Programa Bandeira Azul 2021, que incluí atividades de educação ambiental.
Estas atividades irão decorrer no dia 15 de julho entre as 10h e as 18 horas, com o tema “Recuperação de ecossistemas”, a APS e o Centro de Ciência Viva do Lousal (CCVL), realizando várias atividades com o objetivo de sensibilizar a população para a sustentabilidade e proteção do meio ambiente.
Conforme a notícia do site da APS, irá-se as seguintes atividades:
Ainda sou do Tempo – Utilizando um jogo de tabuleiro criado pelo CCVL, será dinamizada uma atividade onde os participantes terão de explorar várias alterações morfológicas associadas a riscos geológicos. Com esta atividade pretende-se desafiar os participantes a entenderem diferentes alterações geomorfológicas, dando a conhecer o motivo dessas alterações e como poderá influenciar a dinâmica da paisagem
O que me acontece depois… Esta atividade chama a atenção para as práticas erróneas de descarte de resíduos de utilização única para o meio ambiente. Servirá para consciencializar os participantes para a utilização de produtos biodegradáveis e sustentáveis. Por outro lado, alerta para a problemática associada à poluição das águas, à eutrofização dos ecossistemas, à proteção ambiental, à consciencialização ambiental e às alternativas sustentáveis
Pegada ecológica – Conhecer o conceito de pegada ecológica e alertar os participantes para a sua redução. No decorrer da atividade os participantes deverão indagar formas de reduzir a sua Pegada. Serão ainda discutidas dicas de como reduzir a pegada ecológica.
Óleo/Água, mas afinal! Através de um modelo que simula uma descarga incorreta de óleo alimentar, os participantes terão a oportunidade de ficar a conhecer os impactes ambientais negativos consequentes das práticas incorretas de descarte de óleos usados no nosso quotidiano. Irão também ficar a conhecer as alternativas que visam a sua reciclagem e reutilização, promovendo o conceito de sustentabilidade.
Verdik – Sustentabilidade para conservar: Conhecer a importância das florestas para a absorção de CO2 na atmosfera, para a regulação do clima, entre outros aspetos essenciais como, a erosão dos solos e a destruição de habitats, entre outros
Algoteca :Workshop de construção de um algário, no qual se pretende desenvolver o interesse pelo conhecimento das diversas espécies de flora marinha e dunar das praias do concelho, com o objetivo de sensibilizar para a necessidade de proteger estes ecossistemas e dar a conhecer a sua utilidade no sentido ambiental