Portugal é um País de Aquedutos.Estes Canais ou galerias, subterrâneas ou à superfície, construídos tem a finalidade de levar a água até às populações e tipicamente edificados sobre arcadas ou sob plataformas.
Num artigo divulgado pela Sapo Viagens foram divulgados 18 Aquedutos em Portugal, classificados como os mais bonitos. Nesta lista aparecem aquedutos de diferentes pontos do País como Alcanena, Óbidos, Açores, entre outros.
Entre estes 18 estão dois que ficam no Alentejo, mais propriamente em Évora e Elvas.
O Aqueduto da Água de Prata, em Évora, uma complexa obra de engenharia hidráulica renascentista com o objectivo de abastecer a cidade de Évora com água. Inaugurado no ano de 1537, foi edificado no reinado de D. João III e projectado e construído pelo arquitecto régio Francisco de Arruda. O aqueduto transporta água desde nascentes situadas na Graça do Divor, dentro dos terrenos do Convento São Bento de Castris, que “têm o seu primeiro principio na Herdade das Figueiras de Lobo”, até à cidade de Évora percorrendo cerca de 18 km.
É parte integrante do Centro Histórico de Évora incluído Lista do Património Mundial da UNESCO e está classificado como Monumento Nacional desde 1910.
O Aqueduto das Amoreiras, em Elvas, localiza-se nas freguesias de Assunção, Ajuda, Salvador e Santo Ildefonso, São Brás e São Lourenço e Caia, São Pedro e Alcáçova, do município de Elvas.
Liga o local da Amoreira à cidade de Elvas. Com 8,5 quilómetros de extensão, 843 arcos com mais de cinco arcadas e torres que se elevam a 31 metros de altura, é considerado o maior aqueduto da Península Ibérica.
Encontra-se classificado como Monumento Nacional desde 1910 e integra o sítio denominado Cidade Fronteiriça e de Guarnição de Elvas e as suas Fortificações, classificado pela UNESCO como Património Mundial desde 2012.
Fonte: Sapo Viagens e Wikipédia