“Árbitro Benjamim” é o mais recente Projeto da AFE – Associação de Futebol de Évora – com a finalidade de promover a arbitragem, o respeito e a relação com o árbitro e de reforçar o quadro de árbitros que garanta a sustentabilidade da classe no presente e no futuro do futebol distrital eborense. No fundo, procuramos o bem de todos.
“Árbitro Benjamim” – Projeto Pioneiro arranca em Évora (C/ Fotos)
Esta semana realizou-se a primeira ação de formação/informação com os jovens candidatos propostos por cinco clubes (Estrela FC, GD Stº António – Geração Benfica, LCD Arraiolense, Juventude SC e Lusitano GC), num total de 14 atletas, que incidiu sobre os objetivos do projeto, os regulamentos, a estrutura da arbitragem e o enquadramento das leis de jogo.
Esta ação foi conduzida por Hugo Quintino, Presidente do CA da AFE, que contou com a colaboração de José Chilrito, membro do CA da AFE.
Os clubes serão parceiros determinantes identificando e sensibilizando atletas para dirigirem jogos ao longo da época desportiva, mantendo simultaneamente a sua atividade nos seus clubes, devidamente enquadrados e acompanhados pelo CA.
Com o Projeto Árbitro Benjamim todos ficam a ganhar: os clubes que indicarem jovens para o projeto ficarão isentos das taxas de jogo no escalão, os atletas que dirigirem jogos terão direito a um conjunto de equipamento completo e a uma compensação financeira pelos jogos realizados, por sua vez a AFE fará face à falta de árbitros nos escalões inferiores. Numa primeira fase todos os jovens serão devidamente formados e acompanhados por árbitros nomeados pelo Conselho de Arbitragem.
Esta acção foi acompanhada pelo Presidente da AFE, António Pereira, pelo Diretor da AFE, Óscar Tojo e pelo Diretor Técnico, Jorge Vicente.
António Pereira entregou os diplomas aos jovens árbitros que vão agora iniciar esta nova experiência no futebol.