A barragem de Veiros, localizada no concelho de Estremoz, dá segurança aos agricultores, enquanto o Alentejo atravessa uma situação de seca.
Mesmo que não se registe mais nenhum perído de chuva, a barragem de Veiros assegura a rega necessária de 2022, mesmo não havendo limitações para o usos agrícolas, segundo avançou a Sic Notícias.
A água desta barragem vai abastecer várias culturas permanentes como o olival e o amendoal, mas também hortícolas e cereais, num total de 850 hectares dos 1.150 que o perímetro de rega comporta.
Recorde que de acordo com as previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera, não há previsão de chuva para os próximos dias na Região Alentejo.
Em declarações à Rádio Campanário, a metereologista Paula Leitão adiantou que estão previstas “algumas nuvens no entanto já sem precipitação” apesar de na próxima sexta-feira “estar prevista alguma precipitação mas apenas para a região norte e centro.”
Assim, para os próximos dias não há previsões de qualquer precipitação para o Alentejo.
O vento vai estar geralmente fraco a soprar de noroeste estando igualmente prevista neblina e nevoeiro matinal.
No que diz respeito às temperaturas, segundo nos adiantou Paula Leitão, “vai registar-se uma descida acentuada das temperaturas mínimas, no dia de amanhã terça-feira, com mínimas a rondar os 3 graus em Portalegre e Évora e de 4 graus em Beja”.
No entanto, tal como referiu a metereologista “na quarta-feira as temperaturas voltam a subir ligeiramente e na quinta-feira voltam a subir novamente, com temperaturas máximas no Alentejo a rondar os 20 graus.”