Segundo o boletim de Armazenamento de Albufeiras e de acordo com os dados do Instituto Nacional da Água (INAG), seis bacias hidrográficas registaram um aumento no volume de água armazenado em outubro, comparativamente ao último dia do mês de setembro.
Das cinquenta e sete albufeiras monitorizadas pelo INAG, catorze apresentaram disponibilidades hídricas superiores a 80% do volume total e três têm disponibilidades inferiores a 40%.
A Rádio Campanário falou com Alice Fialho, da Agência Portuguesa do Ambiente – Alentejo, sobre os dados registados para a bacia hidrográfica do Guadiana, que se traduzem, num armazenamento superior, em relação ao ano passado, que está diretamente relacionado com o aumento de precipitação que se registou, em período análogo.
A responsável salientou que do total de albufeiras que integram a bacia hidrográfica do Guadiana, duas apresentam um nível de armazenamento superior a 80%, 6 estão entre os 50 e 80% e apenas uma está num nível inferior a 50%, que e precisamente a de Lucefecit.
{play}http://www.radiocampanario.com/sons/bacia_hidrografica_7nov.MP3{/play}