O Projeto de Criação e Implementação do Arquivo Digital do Cante Alentejano vai ser apresentado publicamente este sábado, 4 de maio, na Ovibeja, certame que decorre no Alentejo até ao próximo domingo.
O evento vai decorrer no Espaço Institucional da CIMBAL na OVIBEJA, pelas 16 horas.
No ano em que se comemoram os 10 anos do reconhecimento do Cante Alentejano como Património Cultural Imaterial da Humanidade pela UNESCO, a Associação Alentejo, Terras e Gentes, a CIMBAL e a Universidade de Évora, através do CIDEHUS (Centro Interdisciplinar de História, Culturas e Sociedades), Unidade De I&D que integra a Cátedra Unesco em Património Imaterial e Saber Fazer Tradicional, uniram esforços e vão concretizar um dos objetivos mais antigos, com o lançamento da criação do Arquivo Digital do Cante Alentejano.
O projeto desta criação da plataforma digital do cante alentejano, uma das expressões identitárias mias expressivas do Alentejo, pretende através da digitalização dos acervos existentes, construir um Arquivo digital acessível a todos desta expressão patrimonial ao longo do tempo, baseando-se na recolha de dados junto dos seus principais atores, os grupos de cante alentejano. O projeto pretende ainda potenciar outras abordagens ao Cante, baseadas em novas fontes resultantes do trabalho de pesquisa a realizar.
Na génese desta iniciativa está a preservação e salvaguarda do Cante Alentejano e dos Grupos existentes ou que já existiram, como forma de elevar ainda mais esta rte, verdadeira embaixadora da região e das suas gentes.