No passado domingo, dia 10 de junho, decorreu a inauguração da exposição «Livros e Arquivos: Património do passado que faz a história no futuro», na Biblioteca e Arquivo Municipal (Paços do Concelho) de Vila Viçosa, no âmbito do Dia Mundial dos Arquivos.
Em declarações à RC, Luís Nascimento, vice-presidente do Município, afirma que é “uma exposição singela na sua dimensão, mas muito rica no seu conteúdo”.
A Biblioteca e Arquivo Municipal contêm um espólio composto por fundos da Câmara Municipal, da Administração do Concelho e da Santa Casa da Misericórdia, que data desde 1494 até ao século XX. Este demonstra “a história do que tem sido Vila Viçosa desde inícios do século XV”, e tem servido de base ao “estudo e investigação de vários historiadores”.
Ana Rita Aurélio, técnica do Arquivo Municipal de Vila Viçosa, afirma à RC que a “exposição é uma amostra” dos vários fundos que a Biblioteca alberga.
Esta resulta de uma seleção criteriosa considerando a relação direta dos documentos com a localidade, a sua raridade e o facto de serem “inéditos”.
{gallery}VV_exposicao_arquivo{/gallery}