17 C
Vila Viçosa
Sexta-feira, Novembro 22, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Arrábida: Javalis deixaram de ser vistos nas praias à procura de comida! Saiba qual o motivo

Desde o ano passado que não se avistam javalis nas praias da Serra da Arrábida à procura de comida.

Consequência disto, segundo avança o Jornal de Notícias, a flora local e única, que estava ameaçada pela presença dos animais, já está a renascer.

Segundo o Clube da Arrábida e o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF),   a diminuição dos avistamentos de javalis é justificada pela colocação de caixotes de lixo enterrados, os “moloks”, no areal da praia do Portinho da Arrábida, onde os animais eram vistos com maior frequência.

Estes equipamentos, foram ali colocados pela autarquia setubalense, e fazem com que seja impossível aos javalis chegarem à comida e assim não têm alternativa senão a de procurar noutros locais.

Recorde-se que, em 2017, praia de Galapos, uma família de javalis entrou dentro de água para se refrescar, um moimento que se tornou viral.

Apesar de os animais permanecem ainda assim na zona norte da Arrábida, onde existem vinhas e quintas agrícola, não têm sido vistos na praia.

Segundo adiantou o ICNF ao Jornal de Notícias,  “a instalação de “moloks” na praia do Creiro e a recolha dos resíduos ao fim do dia, pela Câmara de Setúbal, nas restantes praias próximas da serra da Arrábida, a disponibilidade alimentar através de resíduos orgânicos resultantes do setor da restauração diminuiu ou é mesmo inexistente, resultando na redução da atratividade alimentar para a espécie”.

Foto: Correio da Manhã

Populares