Decorreu na passada sexta-feira, dia 27 de outubro, a cerimónia de abertura da mostra gastronómica de Arraiolos, de 2017, que decorrerá até ao dia 5 de novembro.
O evento engloba a 18º Mostra Gastronómica, a Feira do Tapete, assim como o 10º Festival da Empada em “10 dias bem movimentados”, afirma Sílvia Pinto, Presidente da Câmara Municipal de Arraiolos.
Na mostra gastronómica, estão patentes apenas “expositores do concelho” com os seus produtos regionais, sendo que o Tapete de Arraiolos “também é rei nesta festa”.
A empada de Arraiolos apresenta-se atualmente como marca registada, havendo já, “neste momento, quatro produtores” que a elaboram, assim como “muita gente, que vem para comer a empada de Arraiolos”, avança.
O certame visa a dinamização da “economia local”, não só ao longo dos dez dias em que decorre, mas também possibilitando criar um “elo, para que as pessoas possam voltar ao longo do ano”, em busca do que conhecem e encontram no mesmo.
António Ceia da Silva, presidente da Entidade Regional de Turismo (ERT) do Alentejo e Ribatejo, afirma que “os eventos têm um caráter promocional imenso”, na atração de turistas assim como na divulgação dos produtos endógenos.
O certame que agora decorre em Arraiolos, surge como único e particular, uma vez que protagoniza dois elementos típicos e exclusivos de Arraiolos, não se podendo realizar em nenhum outro local do mundo. “Aqui o tapete é rei e a empada é excelência”, conclui.
Ao longo da cerimónia de inauguração, o presidente da ERT Alentejo, referindo-se à candidatura do tapete de Arraiolos a património da UNESCO, recordou a morosidade destes processos.
{gallery}arraiolos_empada{/gallery}