A Câmara Municipal de Arraiolos apresentou a candidatura da “Sobreira Grande” ao concurso de Árvore Europeia do Ano 2022, com o apoio da sua proprietária Dra. Maria Isabel Eusébio Pinto.
“A Sobreira Grande” ergue-se entre os caminhos rurais da Freguesia de Santa Justa (Vale do Pereiro), na Herdade da Parracha, sendo que pelo seu porte alberga vida, desperta sentimentos e surpreende-nos com o diâmetro da copa, mas também pela forma como é querida, estimada e conhecida pela comunidade. No verão a sua sombra dá guarida a homens e animais e outrora acolhia a cocaria do rancho e era lugar para o acarro do rebanho.
De acordo com a informação avançada pela Cãmara Municipal de Arraiolos, na sua página oficial de facebook, o Município decidiu aderir à iniciativa com o propósito de valorizar o território e o montado de “sobro e azinho”, enquanto património natural da nossa paisagem transtagana, onde subiste uma atividade agrosilvopastoril importante para o ambiente e para a biodiversidade, a qual urge preservar e que constituem um importante recurso para a economia da região e do país.
Organizado pela Environmental Partnership Association (EPA). Este concurso tem por objectivo destacar a importância das árvores antigas na herança cultural e natural, que deve merecer toda a nossa atenção e proteção.
O concurso que elege a Árvore Europeia do Ano 2022, desenvolve-se em 2 fases. Na primeira, são selecionadas as 10 árvores portuguesas que ficam disponíveis para votação nacional no portal dedicado ao concurso em Portugal, organizada pela UNAC – União da Floresta Mediterrânica. As votações irão decorrer entre entre os dias 25 Novembro e 5 de Janeiro de 2022, até às 23h59 (hora portuguesa).
A árvore com mais votos irá representar Portugal na segunda fase, a edição europeia do concurso European Tree of the Year 2022, uma final constituída pelos vencedores dos diferentes concursos nacionais.