O Município de Arronches continua a apostar numa estratégia de sustentabilidade, dando o seu contributo para que as gerações vindouras possam ter um planeta melhor.
Este concelho, de acordo com a informação da Autarquia, subiu consideravelmente no volume de material têxtil enviado para tratamento e posterior reutilização.
Recorde-se que. desde 2013 e numa parceria com a empresa ‘H Sarah Trading’, que Arronches tem contentores de recolha espalhados pelo concelho e que permitem o depósito de roupa, calçado, brinquedos, entre outros têxteis do lar.
Numa informação agora avançada à Autarquia pela Empresa responsável, verificou-se, neste concelho, um aumento na reciclagem têxtil.
Só em 2023, o Município de Arronches reuniu 6043 toneladas de têxtil para reciclar. Comparativamente com 2022, ano em que se atingiu 4635 toneladas, verificou-se um acréscimo de 1408 toneladas, aumento este ainda mais expressivo em relação ao ano de 2021, quando foram recolhidas 4368 toneladas.
Com a reciclagem a estar na ordem do dia, estima-se que por cada quilo de têxtil reciclado, se evite a emissão de três quilos de CO2 para a atmosfera, numa ação que dá o seu contributo para atingir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável 11 e 12 definidos pela Organização das Nações Unidas, respetivamente ‘Cidades e Comunidades Sustentáveis’ e ‘Produção e Consumos Sustentáveis’.
Foto: Indústria e Ambiente