13.7 C
Vila Viçosa
Terça-feira, Novembro 19, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Arroz Doce tem uma história que nunca acaba..! Confraria já descobriu mais de 100 receitas desta iguaria!

O Arroz Doce é uma das iguarias mais emblemáticas da região. Apreciada por muitos, existem mil e uma maneiras de confecionar Arroz Doce. No sentido de aprofundar a história desta sobremesa, nasceu a Confraria do Arroz Doce que, apesar da tenra idade, já percorreu o país à descoberta das raízes deste doce.

Dora Caetano, membro da Confraria, em entrevista à Rádio Campanário, à margem do Cabido de Outono da Confraria Gastronómica do Alentejo, contou-nos que a Confraria “mais doce” do país nasceu em 2019, através de um grupo de amigos, que decidiram criar uma Confraria a nível nacional. Sediada no concelho de Coimbra, a Confraria dedica-se a trabalhar todas as receitas do Arroz Doce que vão encontrando tendo recolhido até ao momento mais de 100 receitas desta iguaria.

A Confrade explica-nos “já conseguimos recuar ao Século X, altura em que aparece a primeira receita de Arroz Doce.” Atualmente fazem parte desta Confraria 23 membros e nesta sua ainda curta vida a Confraria já apurou que o Arroz Doce começou a ser confecionado nos conventos nos séculos XVI e XVII mas como a primeira referência aparece no século X , nós acreditamos que o Arroz Doce pode ter sido trazido para Portugal pelos Árabes.”

Dora Caetano sublinha que “ a grande diferença do Arroz Doce de antigamente para o atual é a quantidade de açucar; antes muito maior do que nos dias de hoje”. Esta era uma iguaria que só se comia nos dias de Natal, de Festa e do Santo Padroeiro.

Na história do Arroz Doce ainda muito há para descobrir. A Confrade adianta mesmo que “a sua história é mesmo uma história que nunca acaba e que deu origem a um livro que em breve será lançado”.

Populares