A Administração Regional de Saúde (ARS) Alentejo vai realizar um esforço no sentido de “alavancar” o Hospital de Elvas na prestação de serviços à região alentejana e além fronteiras.
Para tal, ultimam-se os preparativos para que o projeto, que vai transformar o serviço ambulatório do hospital numa clinica de alta resolução, seja entregue à CCDR, indica José Robalo, Presidente da ARS Alentejo, em declarações à Rádio Campanário.
Em termos populacionais o Hospital de Elvas é “muito limitado”, reconhece o presidente, acrescentando que para evitar tal facto, o projeto foi associado às Câmaras que quisessem colaborar.
O projeto “vai ter financiamento da CCDR”, e de acordo com José Robalo, os valores rondam “um milhão e meio de euros”, visando aprimorar “a organização do próprio serviço”, de foram a que o utente, que necessite de fazer exames complementares diagnósticos, “entre no Hospital, faça todo o percurso, e saia com o conjunto todo de exames”.
Segundo o presidente da ARS Alentejo, pode ser benéfico para a população do distrito portalegrense e também para o Alentejo Central, não considerando que venha a reduzir a procura ao Hospital de Portalegre.
No que diz respeito à atratividade do projeto para quem está do outro lado da fronteira, José Robalo refere que “tudo o que venha aumentar a capacidade de intervenção do Hospital está no projeto”, acrescentando que através de um serviço de qualidade “os espanhóis percebem que em Portugal se pode fazer uma prestação de alta qualidade”.