12.6 C
Vila Viçosa
Sexta-feira, Novembro 22, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Artesã alentejana homenageia Papa Francisco com Tapete de Arraiolos. “Foi um momento muito forte, muito especial e de muita emoção” (c/som)

“Foi um momento muito forte, muito especial e de muita emoção”.

Foi desta forma que Hortense Canelas descreve o que sentiu quando na Audiência – Geral, no Vaticano, entregou ao Papa Francisco, no dia 20 de maio, um tapete de Arraiolos.

A artesã em declarações à Rádio Campanário refere que ainda está a viver todas essas emoções, “foi um momento único”.

A obra com cerca de quatro metros e meio, “vai ser agora analisada e possivelmente ficar no Museu do Vaticano”, embora o seu desejo seja vê-la “num altar onde o Papa Francisco estiver um dia, sempre sonhei ver o Papa Francisco em cima daquele tapete num altar”.     

Hortense Canelas conta que a ideia surgiu há cerca de um ano e meio e tem como objetivo chamar a atenção para os tapetes de Arraiolos e para a sua certificação “e levá-los pelo mundo”.

A detentora da Fábrica Tapetes Hortense em Arraiolos avançou ainda a esta Estação Emissora que já está delineado um novo projeto que iniciará na próxima semana e que deverá demorar um ano na sua confeção.  

 

O tapete que tem mais de 200 mil pontos é uma réplica de um desenho persa dos finais do século XVIII e foi denominado “Papa Francisco”, pretendendo homenagear o Santo Padre pela sua humanidade. 

Populares