12.6 C
Vila Viçosa
Quinta-feira, Novembro 21, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Árvores contra as alterações climáticas porque as soluções estão na natureza, diz Miguel Araújo mentor do Projecto “Além Risco” (C/som)

“Além Risco”, 14 municípios, 50 mil árvores em ambiente urbano para reforçar a sua adaptação face a ondas de calor.

O projeto que hoje viu o seu contrato assinado  tem o horizonte de implementação de dois anos e envolve os municípios do Alentejo Central, com o objetivo de combater as ondas de calor, plantando árvores em ambientes urbanos.

O seu mentor, o Professor Miguel Araújo, afirmou que o objectivo é encontrar na natureza soluções para as alterações climáticas. A plantação de árvores autóctones e mais resistentes ao calor, fará alterar o ciclo da água no solo, melhorando o ecossistema, afirma.

Miguel Bastos Araújo, professor e investigador da Universidade de Évora e galardoado em 2018 com o Prémio Pessoa, e pela Globalmoza – Partnerships for Humanity.

Com um horizonte de implementação de dois anos, o “Além Risco” tem como objetivos, através da plantação das 50 mil árvores nos 14 municípios do distrito de Évora, integrados na CIMAC, “reduzir as ‘ilhas de calor'” e as “taxas de morbilidade e mortalidade”, de acordo com os promotores.

A sensibilização da população e a promoção de “uma reflexão conjunta para a construção de uma comunidade mais consciente e mais resiliente às alterações climáticas” são outros propósitos.

Populares