As celebrações de S. Nuno de Santa Maria em VV são a realização de um sonho da Armada Portuguesa” diz Juiz da Régia Confraria(c/som)
6 de Novembro- Dia de S. Nuno de Santa Maria
A Rádio Campanário esteve à Conversa com Fernando Pinto, Juíz da Confraria de Nossa Senhora da Conceição, para nos falar sobre o evento de dia 6 de Novembro Dia de S. Nuno de Santa Maria.
Fernando Pinto avançou que “este dia é muito especial para todos”, pois são três as principais razões pelas quais o dia de S: Nuno de Santa Maria é tão importante para Vila Viçosa.
Foi S. Nuno de Santa Maria quem mandou construir a primeira Igreja que deu origem ao Santuário de Nossa Senhora da Conceição;
Foi Também S. Nuno de Santa Maria quem ofereceu a imagem de Nossa Senhora da Conceição juntamente com os dois anjos que estão aos pés da mesma; e foi S. Nuno de Santa Maria quem formou a régia da Confraria de Nossa Senhora da Conceição, das mais antigas do nosso país, com o intuito de divulgar e cuidar o culto da Nossa Senhora e do Santuário.
“Este dia é celebrado todos os anos”, mas desde 2019 que há um sonho especial, pois foi neste ano que o Chefe do Estado Maior General das Forças Armadas Portuguesas, Almirante António Silva Ribeiro , consagrou S. Nuno de Santa Maria como Patrono das Forças Armadas.
A imagem do Santuário presidiu, a pedido do Sr. Almirante das Forças Armadas as cerimónias em Belém desse mesmo ano.
“A envolvência do Estado Maior das Forças Armadas veio dar outro ênfase aos festejos do dia 6 de Novembro”.
“A 6 de Novembro de 2022 vai então ser posto de pé o sonho de fazer uma grande parada com a parceria do Município de Vila Viçosa”, em homenagem a S. Nuno de Santa Maria, sendo de salientar que “a maior parte da organização é feita pelo Estado Maior das Forças Armadas”:
O Concerto de dia 5- Igreja dos Agostinhos
A parada Militar na manhã de dia 6 – Frente ao Paço Ducal
A cerimónia Comemorativa dos Antigos Combatentes – Seminário de Vila Viçosa.
“A Celebração Eucarística terá lugar na Cerimónia de domingo” dia 6 de Novembro e será muito importante, não só a presença de todos o Calipolenses, como todos os crentes interessados , principalmente para quem acredita e quem venera Nossa Senhora da Conceição.