Decorreu esta sexta-feira, 29 de março, em Vila Viçosa a atividade “As Fardinhas”, que envolveu a Guarda Nacional Republicana e os alunos do jardim de infância de Vila Viçosa.
A Rádio Campanário procurou saber junto de Manuela Pina, educadora e coordenadora do jardim de infância de Vila Viçosa quais os principais objetivos desta iniciativa.
Manuela Pina conta-nos que “já fizemos no primeiro período um circuito rodoviário, em que eles são sensibilizados para a perceção e o conhecimento dos sinais de trânsito, os direitos e os deveres dos condutores e dos peões”. Nesta sexta feira decorreu a “sessão denominada “As Fardinhas”, em que os alunos mais velhos vestem-se de GNR e abordam os condutores na companhia do militar Nuno Machado”.
Quando questionada pela RC sobre o principal objetivo da sessão de hoje, Manuela Pina refere que “procuramos ensinar como se saúda a pessoa, pedir os documentos, saber que documentos são necessários e verificar se estão mais pessoas dentro da viatura e se estão devidamente sentados, especialmente se forem crianças”.
“esta ação serve para sensibilizar as crianças, pena que alguns pais não tenham esse cuidado”
Manuela Pina
A Campanário indagou Manuela Pina, se as crianças já tinam alguma noção destes procedimentos, ao que nos foi dito que “alguns têm, outros não tanto”, justificando de seguida que “alguns continuam a andar fora das normas dentro dos carros”, a coordenadora pensa que tal acontece “não por culpa das crianças, mas sim por culpa dos pais, infelizmente continuamos a ter crianças no banco da frente, sem cinto de segurança ou cadeira”.